Minha geladeira parou de gelar
- Jefferson Brito
- 11 de jun. de 2024
- 3 min de leitura

8 principais motivos para geladeira parar de gelar
A geladeira não gela? Pode ser o tempo de uso ou por algum probleminha externo, a geladeira parou de funcionar e acaba não gelando mais.
E agora, o que fazer? Relaxa, a gente te ajuda a achar as causas do por que sua geladeira não está gelando e te mostra como resolver esse problema.
Minha geladeira parou de gelar: o que pode ser?
1)Porta mal fechada
Essa é simples de ser solucionada. Verifique se tem algum objeto atrapalhando o fechamento da porta e impedindo sua geladeira de gelar. Pode ser uma garrafa que não está bem colocada, o gavetão que não foi fechado completamente ou alguma embalagem maior. Se for isso, organize a geladeira e feche a porta.
2) Borracha gasta
A borracha de vedação com o tempo pode ficar gasta, atrapalhar o fechamento da porta e com isso facilitar a saída de ar. O resultado disso é a geladeira gelando pouco, mas é possível resolver por conta própria sem dores de cabeça. A solução é optar por uma nova borracha de geladeira e para fazer a substituição do jeito certo confira o nosso post de como trocar a borracha da geladeira.
3) Abertura frequente da porta
Para a geladeira gelar bem, é importante que a porta esteja a maior parte do tempo fechada. Portanto, evite a abertura frequente das portas, espere a comida esfriar antes de guardá-la e procure abrir a porta apenas quando tiver certeza do que quer pegar.
4) Temperatura incorreta
De nada vai adiantar você encher a sua geladeira e ajustar a temperatura mínima. Ela não dará vazão à quantidade de alimentos e não esfriará como o esperado. Então, para sua geladeira gelar como o esperado, selecione sempre a temperatura de acordo com a quantidade de alimentos no seu interior. Alguns modelos têm funções específicas para cada tipo de uso.
5) Condensadora suja
Nos modelos onde a condensadora fica exposta, ela pode ser identificada como aqueles tubos que ficam logo atrás da grade, na traseira da geladeira. Esses tubos distribuem o gás que mantém a geladeira refrigerando, então é necessário evitar que se entupam e encham de pó.
É possível limpá-las em casa, evitando usar produtos abrasivos (principalmente os feitos à base de cloro). Na limpeza da condensadora, opte sempre por água e pano limpo ou ar comprimido.
6) Vazamento de gás do congelador
Se sua geladeira não gela a parte de baixo, o gás que passa pela condensadora pode estar vazando. O fluxo dele, na maioria dos modelos, é de cima a baixo, fazendo com que a parte inferior do eletrodoméstico resfrie. Esse tipo de problema só pode ser resolvido com ajuda de um técnico.
7) Filtro sujo
Outra parte do sistema de condensação de ar é o Filtro Secador. Quando ele não é limpado com frequência, pode entupir e barrar a passagem do gás no processo de resfriamento, diminuindo a capacidade de refrigeração da parte inferior. Esse é um daqueles problemas que só pode ser resolvido com suporte técnico especializado.
8) Resistência queimada
Há nas geladeiras uma placa fria que ajuda no resfriamento. Quando o condensador desliga, uma resistência presente nessa placa faz ela esquentar e derreter o gelo acumulado.
Quando essa resistência queima, a placa não consegue mais provocar o derretimento do gelo, levando a um acúmulo que impede a troca de calor com o ambiente externo.
Comments